Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

 


Dr. Nássere Racy Aidar  - IN MEMORIAM 
Membro da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral 

 

 


   O mundo moderno está vivendo uma verdadeira revolução com as pesquisas/ utilização das células-tronco em todos os ramos da medicina e da odontologia visando o benefício ao ser humano.

   Na odontologia com a possibilidade daquela que podemos chamar de a “Terceira” dentição está ocorrendo pesquisas em todo Mundo e entendemos que se deva intensificá-la aqui entre os brasileiros.


   Células-tronco quando o cordão umbilical ou obtidas do próprio paciente via medula óssea.

   Em brilhante artigo do Dr. Humberto Cerruti Filho, publicado no boletim da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral (Janeiro a Maio de 2005) traça os caminhos desta utilização.

   Vários fatores deverão ser observados. Entre eles, alerta o pesquisador sobre a limitação do uso daquelas advindas do cordão umbilical cujo sucesso se faz presente em pacientes de até 60 quilogramas.


   Por outro lado, as células-tronco retiradas de adultos têm a limitação do processo que se mostra invasivo, doloroso e a idade do paciente, visto que o número destas células cai significativamente com a idade.

   Outro trabalho pioneiro é aquele onde as células-tronco são obtidas da polpa do dente de leite que não apresentam problemas éticos uma vez que este dente será perdido pelo indivíduo.

   Este texto teve por base nossos estudos sobre o assunto e o rico artigo do Dr. Humberto Cerruti Filho, mencionado no inicio.