Mau posicionamento dos dentes pode causar dores  nos ombros, costas e até na "batata" da perna!!!

Dr. Alcides Gomes Jr

Ortodontia Estética
Disfunção da ATM
Ortopedia dos Maxilares

Com dores intensas na nuca, cabeça e ouvidos, Antônio Roberto Gelabeti, quase não saia mais de casa. O problema é que seus dentes inferiores cobriam os de cima, e não o contrário, como deve ser.

Gislaine Maria Vedoato tomava 8 analgésicos por dia para as dores de cabeça. Uma semana após o início do tratamento, ficou livre das dores.

Lucélia Aparecida Ribeiro Lomas fez todos os exames possíveis, inclusive tomografia, para descobrir as causas das dores de cabeça. O tratamento ortodôntico acabou com elas.

Inês Mancani Fernandes sentia fortes dores de cabeça. Acabaram.

Solange Pires Fedossi sentia dores intensas pelo corpo, inclusive na "batata" da perna. Ortopedistas, reumatologistas e neurologistas não descobriram a causa. Até que Dr. Alcides mostrou que a causa era o mau posicionamento dos dentes. "A articulação que forma a estrutura da mandíbula e maxilar é formada por um feixe de músculos que estão interligados com os das costas e, por sua vez, se estendem até as pernas", explica o ortodontista.

Antônio Nézio Fachin sofria de dores intensas na cabeça e ouvidos. Um tratamento ortodôntico resolveu estes problemas.

Bruna Fátima de Souza dormia mal e tinha dores de cabeça. Os médicos chegaram até a tirar líquido das costas de Bruna para acabar com as dores, o que não resolveu. O problema era o desgaste excessivo dos ossos que sustentam os dentes.

O mau posicionamento dos dentes (má-oclusão) e das ATM (Articulações Têmporo-Mandibulares) podem causar dores intensas, constantes e duradouras na cabeça, ouvidos, ombros, costas e até na "batata" da perna.

A afirmação é do mestrando em disfunção da ATM da Escola Paulista de Medicina, Dr. Alcides Gomes Júnior, que tem em sua clínica cerca de 4 mil pacientes já tratados e em tratamento de dores causadas pelo mau posicionamento dos dentes.

Com uma série de casos que atestam esta - a princípio - estranha relação, o ortodontista afirma que, "... a princípio, parece loucura, mas não é nenhum absurdo, visto que o corpo humano é todo interligado, portanto, um mau posicionamento dos dentes causa sim dores na perna e em outras partes do corpo", afirma.

De todos os casos já tratados ou em tratamento na Clínica Uniorto, cerca de 50% procuraram auxílio especialmente por detectarem o problema. Outros só descobriram a relação quando, ao iniciar o tratamento ortodôntico, se sentiram aliviados de dores que tinham espalhadas pelo corpo.

A Clínica Uniorto tem ainda um convênio com o Centro Europeu de Ortodontia, localizado em Lisboa, Portugal, para intercâmbio de tecnologia de ponta no tratamento de problemas ortodônticos.

Dr. Alcides destaca também o stress do dia-a-dia da vida moderna como uma causa dos problemas ortodônticos e, por conseqüência, das dores em várias partes do corpo. Estressada, a pessoa começa a ranger os dentes, o chamado bruxismo. Este hábito acompanha a pessoa durante todo o dia, inclusive enquanto ela dorme. "Aí é que a situação se agrava, pois, dormindo, a pessoa não consegue controlar o ranger dos dentes", diz o ortodontista.