Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

   

 

 

 



Dr. Alcides Gomes Jr

Ortodontia Estética
Disfunção da ATM
Ortopedia dos Maxilares

 

 

   Hoje em dia, novos aparelhos e tratamentos facilitam 
a ortodontia em adultos.

   Diferente do que muitos acreditam, é na idade adulta que as pessoas se preocupam com a aparência da boca, afinal, o sorriso é sempre um cartão de visitas. Muitos problemas que passaram despercebidos na infância, tomam uma proporção maior no adulto, obrigando-o a procurar um Ortodontista, apesar do medo do aparelho. Outro empecilho, a vaidade, pode ser resolvido com os novos aparelhos e formas de tratamento em que o adulto não tem mais de exibir aquele sorriso metálico de adolescente. 

   O desconforto com os dentes tortos acontece na maioria das vezes quando o paciente se vê numa foto ou filmagem de família. Com o passar dos anos, eles adquirem um aspecto feio. Esteticamente, o paciente sofre perda de auto-estima e fisicamente, pode ter dores no rosto, gengivites, mau-hálito, dificuldade para higiene bucal, etc.

   Por isso, o uso do aparelho não se limita apenas a soluções estéticas. São vários os problemas que aparentemente não têm nada a ver com os dentes e podem ser solucionados ou amenizados com seu uso. Entre eles, dores de cabeça e pelo corpo, problemas de respiração e de fala e perfil facial prejudicado pela má posição dos dentes.

   Os adultos devem ficar atentos aos problemas causados pela má posição dos dentes que pode provocar problemas na Articulação Têmporo Mandibular (ATM). É que a mordida incorreta pode causar dores de cabeça, muitas vezes aumentada com o estresse do dia a dia.

   Problemas da chamada “língua presa” devido a abertura e posição dos dentes da frente, que não permitem ao paciente cerrar os dentes na hora de falar e dificuldades de respirar pelo nariz, o que altera o aspecto da face, provocando olheiras devido à flacidez na região dos olhos, também são comuns quando os dentes não estão perfeitamente alinhados. 

   Como o adulto é mais disciplinado e se dedica plenamente ao tratamento, ele alcança os resultados mais rapidamente que a criança e o adolescente. Assim, a idade já não é mais problema para quem sonha com um belo sorrido.

   Novidades já estão à disposição. 

   Sistema Invisalign substitui brackets metálicos e fios, podendo ser retirado a qualquer momento.
Para as pessoas que abrem "aquele sorriso amarelo" por revelarem seus aparelhos dentários corretivos sem estética alguma já podem comemorar. 
Clínicas de ortodontia no Brasil já estão utilizando um aparelho de acrílico transparente, o Invisalign, que propicia a correção do mau posicionamento dos dentes de forma eficiente e discreta para a maioria dos casos. 

   O Invisalign é um molde em acrílico transparente que se encaixa a arcada dentária, sendo quase que imperceptível, o que oferece uma grande vantagem estética para o paciente. 

   A utilização do aparelho é feita depois de um exame inicial ao ortodontista que elabora um plano de tratamento através das impressões de cada paciente.
   O tratamento é feito a partir de um modelo da arcada dentária do paciente, através de imagens computadorizadas em 3D, que podem prever todas as etapas até a correção definitiva da dentição. Os aparelhos são moldados a partir dessas imagens e devem ser trocados a cada duas semanas. O tempo médio de tratamento é semelhante ao dos aparelhos comuns, podendo chegar a dois anos
.

   O tratamento com o Invisalign é ideal para pessoas que já tem a arcada dentária totalmente formada, é prático e muito discreto. Além de ser removível, confortável, mais higiênico, exigir menos visitas ao ortodontista, ele é praticamente invisível. É o fim do maior problema enfrentado por adultos que desejam recorrer a algum tipo de correção ortodôntica: a imagem metálica dos aparelhos convencionais.