Dra. Marisa C. L. Carrazzone

Odontopediatra

Desde antes da concepção da criança, deverá existir uma preocupação a fim de que o novo ser seja gerado com saúde. Uma mãe saudável, bem equilibrada física e mentalmente, certamente refletirá positivamente em seu futuro filho.

Circunstâncias ambientais, nutricionais ou doenças que comprometem a mãe e o desenvolvimento do feto podem ter conseqüências danosas. Bons cuidados médicos da gestante e do neo-nato são essenciais para o desenvolvimento de uma criança e adolescente saudável.

A mãe que cuida de seus dentes e de sua saúde, estará cuidando dos dentes de seu filho que irá nascer. Deve seguir uma dieta balanceada, escovar e passar o fio dental diariamente para remover a placa, evitar beliscar doces e amidos, visitar o dentista regularmente para exames.

Ainda durante a gestação se iniciam a formação dos dentes de leite, eles se utilizam do cálcio, fósforo, e outros minerais e vitaminas. Quando você come um dieta bem balanceada, uma quantidade adequada desses nutrientes nutre a mãe e o bebê.

Apesar do que os antigos diziam, a criança não recebe
o cálcio vindo dos dentes da mãe.
O cálcio necessário para o bebê é suprido
pela dieta da mãe ou ossos.

A grávida apresentará gengivites ou cáries por negligência na higiene oral ou dormidinhas freqüentes com alimentos ricos em carboidratos.

Deve-se tentar comer estes alimentos nas horas de refeição, quando são menos prejudiciais aos dentes. Alimentos ricos em carboidratos ingeridos freqüentemente, irão formar acúmulos de placa bacteriana, que se não removidos corretamente irá resultar em cárie e se não tratada à perda do dente..

Nas crianças, durante o estágio de dentição mista (dentes de leite e permanentes) o bruxismo é comum e algumas crianças o desenvolvem de maneira severa, mas a resistência das crianças à tensão causada pelo bruxismo é alta, e não constitui uma ameaça à sua dentição.

Esta placa que leva à cárie dental, causa também doença periodontal. A placa não removida pode irritar as gengivas, tornando-as vermelhas, flácidas e propensas a hemorragias quando você escova. Se tem experimentado estes sintomas, a futura mãe deve procurar seu dentista urgentemente.

Durante a gravidez, as gengivites são mais freqüentes,
devido ao aumento do nível de hormônios.
Mesmo assim você pode prevenir a gengivite
mantendo seus dentes limpos.