Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 




Dr. Odair Longhi
 
Odontologia Estética e Restauradora
Prótese e Reabilitação Oral

 

   O ato de ranger os dentes, tem um significado de diagnóstico muito grande.

   Se um desgaste não-funcional da superfície dos dentes é chamado de “ranger’, ou o termo mais comum “bruxismo”, o sinal mais significante de tudo isto é que o bruxismo não ocorre senão quando existe alguma forma de interferência oclusal presente.

  Portanto, algum tipo de interferência oclusal (dentes trabalhando errado), será encontrado em cada paciente com bruxismo.

   A experiência clinica tem nos mostrado que o bruxismo pode ser interrompido pela completa eliminação das interferências oclusais, através de diagnósticos corretos e rea1ízação de ajustes oclusais.

   O bruxismo é a causa provável da injúria traumática das gengivas (retração gengival). Ele está associado à dor da Articulação Temporo-mandibular, espasmo muscular, dentes fraturados. 

   O bruxismo é aquele som irritante e de rangimento que à noite faz manter nossas esposas ou maridos acordados.

   Um aspecto importante e comum é que o portador do bruxismo 
não tem consciência do hábito.

 

   A tensão emocional pode ser um fator contribuinte ao bruxismo, mas, nunca a causa. 

   Se não existir interferências oclusais, não existirá o bruxismo, apesar de muitos pacientes obviamente sofrerem um aumento de tensão a partir de sua má oclusão. 

  Quando as interferências oclusais forem eliminadas, o hábito será eliminado com eles.

  Nas crianças, durante o estágio de dentição mista (dentes de leite e permanentes) o bruxismo é comum e algumas crianças o desenvolvem de maneira severa, mas a resistência das crianças à tensão causada pelo bruxismo é alta, e não constitui uma ameaça à sua dentição.

Conclusão:

   O bruxismo é um hábito nocivo ao sistema mastigatório, causado por interferências oclusais nos dentes.

   O tratamento consiste em eliminar essas interferências, que são as causas principais do hábito de ranger os dentes, através de ajustes oclusais.