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Dra. Grácia Helena C. P. Thevenard

Cardiologista - CARDIOCENTRO

 

   Você sabia que aproximadamente 15%
 da população adulta do Brasil é HIPERTENSA?

   Você sabia que 70% da população hipertensa dos E.U.A. está 
sem controle e no Brasil esses números ainda não são conhecidos?

Você que é hipertenso, sabe o que é hipertensão?

PRESSÃO ARTERIAL: TODO MUNDO TEM PRESSÃO ARTERIAL, 
SEM ISSO O SANGUE NÃO CIRCULA PELO CORPO !!!

É importante saber que os níveis ideais de hipertensão arterial
 estão mais exigentes: 

  SISTÓLICA
(ou máxima)
DIASTÓLICA
(ou mínima)
 
ÓTIMA <120 <80  
NORMAL <130 <85  
NORMAL ALTA <130 85-89  
ESTÁGIO 1 (leve) 140-159 90-99  
ESTÁGIO 2 (moderada) 160-179 100-109  
ESTÁGIO 3 >180 >110  

IMPORTANTE: A PRESSÃO ARTERIAL IDEAL 
DOS DIABÉTICOS É 130/80

   Recomendações:

  Pressão Arterial normal até 130/80:
 MEDIR A PRESSÃO ARTERIAL DE 2 EM 2 MESES


  Pressão Arterial acima de 130/85:
 
CONSULTE O MÉDICO.

   

   Saiba mais:

  90 a 95% das hipertensões são de causa desconhecida!!!


  5 a 10% são de causas secundárias 
( alterações renais, tumores como feocromacitoma
 e alterações arteriais).

 

MAS EXISTEM OS FATORES DE RISCO 
PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL , e é aí que você pode ajudar...

FATORES DE RISCO NÃO CONTROLÁVEIS
 
Você NÃO pode modificar.

FATORES DE RISCO CONTROLÁVEIS
Você pode modificá-los SE QUISER...

 
O QUE VOCÊ NÃO PODE MUDAR:
Sua História Familiar (HEREDITARIEDADE)
Sua Raça (por exemplo, os negros têm uma hipertensão arterial "mais maligna" que os brancos.)
Sua Idade (os homens "costumam" ficar hipertensos em torno dos 35-50 anos e as mulheres quando entram na menopausa)
Seu Sexo.
 
O QUE VOCÊ PODE MUDAR ??? QUASE TUDO !!!!:

Seu Peso (Conheça seu peso ideal...mantenha-o abaixo desses níveis, conheça seu índice de massa corpórea e veja em que faixa você se encontra e quantos quilos você precisa perder para permanecer saudável).
Ingira menos SAL (A quantidade de sal ideal é no máximo 2,4g ao dia e sabemos que o brasileiro ingere em torno de 12 g ao dia, portanto, use outros temperos, não coloque saleiro na mesa, leia as instruções das embalagens dos produtos que você compra).
Importante - 1 colher de chá contém 2g de sal.
Faça exercícios (O sedentarismo promove a obesidade, o exercício faz as artérias do seu corpo relaxarem melhorando a pressão arterial diastólica ou mínima.
Apenas 30 minutos de exercícios por dia são suficientes para melhorar sua saúde, 5 horas por semana seria o ideal.
Tome remédios regularmente, eles têm uma duração de ação que pode ser de 4, 6, 8, 12 ou 24 horas, portanto não existem remédios que possam ser tomados a cada 2 ou 3 dias.
Visite seu médico, ele poderá diagnosticar doenças correlatas como DIABETES e DISLIPIDEMIA, que juntos com a hipertensão arterial, podem levar a quadros graves de doença coronariana (Angina de Peito, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral  e outras).
Converse com seus familiares, a hipertensão arterial é uma doença hereditária e quanto mais cedo for diagnosticada melhor seu prognóstico (evolução).
Evite o estresse. (Ainda não conseguimos dosar o grau de estresse ao qual estamos submetidos e nem quanto conseguimos suportar sem uma alteração físico-metabólica muito grande, mas , sabemos que é o substrato de inúmeras doenças que poderiam ser evitadas ou amenizadas se poupássemos um pouco mais os outros e a nós mesmos.
Tenha Uma Vida Normal !!?!
  Consulte o seu Angiologista para receber orientações específicas do seu caso.

MUITO IMPORTANTE: 
Hipertensão Arterial NÃO tem CURA mas, TEM CONTROLE !!!

PENSAMENTO DA SEMANA
NÃO
Arrisque Vida ou Morte numa doença que você pode CONTROLAR !!!


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Dra. Grácia Helena C. P. Thevenard