Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

 


Dra. Vincenzina Santangelo

Reumatologista

  
Fibromialgia é uma forma de reumatismo de tecidos moles ou muscular, a palavra se refere a dor e rigidez nas juntas, músculos e ossos e não causa deformidades.

 

  
A Síndrome de Fibromialgia não apresenta alterações laboratoriais. Seu diagnóstico depende principalmente das queixas ou sensações relatadas pelo paciente.

   Não podemos olhar estes sintomas como imaginários porque embora a dor seja subjetiva, ela é sentida por alguém o qual precisa ser empreendido e respeitado.

 


   A dor é o sintoma mais importante na fibromialgia.

 


   Ela geralmente é sentida em todo o corpo, embora possa começar em uma região, como pescoço ou ombro, e se espalha para outras áreas após algum tempo.

   Geralmente varia com a hora do dia, tipo de atividade, clima, padrão de sono e estresse.

   Para algumas pessoas a dor pode ser severa. Embora o exame físico geral seja usualmente normal e essas pessoas pareçam sadias, em exame cuidadoso de seus músculos revela áreas bastante sensíveis em determinados locais. A presença destes pontos sensíveis com sintomatologia de dor distingue a fibromialgia de outras condições. 

   O médico Reumatologista é o especialista clínico em doenças do aparelho osteomuscular articular com formação para avaliar um ponto dolorido e relacioná-lo ao diagnóstico.


 


   Pessoas com fibromialgia podem referir diminuição na capacidade de se concentrar e de executar tarefas comuns. 

   Não há evidências de que esses problemas se tornem mais sérios com o decorrer do tempo. Problemas semelhantes são também observados em outras pessoas com alterações de humor, distúrbios do sono ou outras doenças crônicas.

   Algumas pessoas com fibromialgia podem também sentir dormência nas mãos, braços, pés, pernas ou na face. Essas sensações podem sugerir outras desordens como síndrome do túnel do carpo, neurites ou até esclerose múltiplas. Por isso pessoas com fibromialgia freqüentemente se submetem a diferentes exames para pesquisar outros diagnósticos e verificar que os resultados dos testes são normais.


 


   Cefaléias especialmente de tensão e enxaquecas são comuns na fibromialgia


 

  
   Dor abdominal, inchaço, constipação alternando-se com diarréia são também comuns. Da mesma maneira espasmos semelhantes e irritabilidade na bexiga podem causar urgência e aumento da freqüência urinária. 

   A pele, a circulação sanguínea quando sensíveis às mudanças de temperatura acarretam modificações temporárias na coloração da pele.


 


   Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem desencadear a fibromialgia.

   Alguns tipos de estresses como doenças, traumas emocionais ou físicos, alterações hormonais, etc., podem gerar dores ou fadiga generalizadas que não melhoram com o descanso que caracterizam a fibromialgia.

 


   Pesquisas têm também procurado o papel de certos hormônios ou produtos químicos orgânicos que possam influenciar na manifestação da dor, no sono e no humor. Eventualmente essas pesquisas podem resultar em um melhor entendimento sobre a fibromialgia assim como em um tratamento mais efetivo e até mesmo na prevenção.

   Pessoas com fibromialgia freqüentemente se submetem a diferentes testes e procuram vários especialistas em busca de explicações. Isso pode provocar medo e frustração, que podem aumentar a dor. Pessoas com fibromialgia, que não se apresentam doentes e cujos exames realizados são normais, costumam ser olhadas como não tendo um problema verdadeiro. 

   A família e os amigos, assim como os médicos, podem duvidar da veracidade de suas queixas, aumentando o isolamento, gerando sentimento de culpa e irritabilidade nesses pacientes.


 


Você e sua família devem saber que a fibromialgia é uma causa de dor e fadiga crônica, que precisam ser tratadas do mesmo modo que outras doenças crônicas. Felizmente, a fibromialgia não necessita ser tratada por toda a vida e não causa deformidades. Embora os sintomas possam variar de intensidade, a condição como um todo raramente progride com o tempo.