Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

 


Dr. Juarez Luiz Donzelini
Ginecologista
Especialista em Infertilidade

 

 

Durante algumas décadas a pele foi considerada uma barreira impenetrável para a absorção de químicos aplicados topicamente, hoje já se sabe que a superfície da pele é levemente permeável e o grau de absorção depende das propriedades físico-químico das substancias que agem como principio ativo.

   No Brasil cosmético é considerado um produto que embeleza, promove atração ou altera a aparência, mais apenas por ação física seu produto tiver ação fisiológica, ou seja, se ele é capaz de tratar ou prevenir uma doença é considerado droga ou medicamento.

   Os cosméticos podem ser classificados em dois tipos:

cosméticos decorativos: com a finalidade de embelezar, modificando a aparência pela alteração da cor (tinturas de cabelos, batom, esmalte de unhas), do odor (perfumes e desodorantes) e do tato, ou de proteger a pele dos raios solares (filtros solares).

cosméticos ativos: embelezamento da pele se faz pela modificação do seu estado fisiológico, os que modificam a camada lipídicas (produtos anti-seborréicos) , o extrato córneo (hidratantes), os melanócitos (produtos que aumentam a pigmentação).

Cosméticos que podem ser usados durante a gravidez:

HIDRATANTES
podem e devem ser usados, pois seu uso aumenta a distensão da pele, ajudando assim a evitar a formação de estrias.

MAQUIAGEM
Não há contra indicação, pois os principais componentes são os corantes, na sua maioria inorgânicos, que tem absorção cutânea.

FOTOPROTETORES
utilizados durante a gravidez auxiliam na prevenção das manchas , não são absorvidos , formando um filme que evita a penetração das radiações ultravioletas.

ÁCIDO GLICÓLICO
pode ser usado com PH menor ou igual a 3,5 e concentração menor ou igual a10%.São seguros para o uso inclusive durante a gravidez.

ANTIOXIDANTES - vitaminas  C e D
Estão liberados para uso em cosméticos, e não têm contra indicação para uso na gravidez.

AGENTES CLAREADORES DA PELE
hidroquinona, ácido kójico, não existem relatos contra indicando sua utilização no período gestatório, normalmente as hiperpigmentações surgem no final do 2º trimestre, e estes produtos favorecem o tratamento precoce, amenizando a intensidade das mesmas.

TINTURAS PERMANENTES E ONDULAÇÕES
só devem ser feitos a partir do 2º trimestre de gestação e, lembrando sempre de se fazer com profissionais.

ESMALTE E REMOVEDOR DE UNHAS
podem ser usados sem problemas.