Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

 




Dra. Valéria Dória M. Costa

Ginecologia e Obstetrícia
Ultra-sonografia

 

   A grande novidade para quem quer fazer um Planejamento Familiar é o Implante Contraceptivo, que protege contra gravidez por até três anos, além de reduzir o fluxo menstrual e a T.P.M. 

   O que é?

   É um método contraceptivo revolucionário. Um implante subdérmico que oferece até 3 anos de proteção.É um método extremamente prático.

   Como funciona?

   O implante é inserido debaixo da pele, na região do braço (procedimento realizado por profissional médico). Durante três anos, vai liberar diariamente na corrente sangüínea as doses necessárias de etonogestrel para inibir a ovulação, evitando assim a gravidez.

   Quando devo optar por este método?

   Este método é o mais indicado para mulheres que buscam um contraceptivo fácil de usar e não desejam engravidar tão cedo. Seja para planejar com segurança os intervalos entre os nascimentos dos filhos, para dar prioridade à carreira, ou para quem esteja considerando a hipótese de esterilização.

   Se eu mudar de planos e resolver engravidar, o que faço?

   Não precisa se preocupar: a contracepção com o implante é facilmente reversível. Assim como sua aplicação, a remoção é feita de forma simples e prática pelo seu médico. E o restabelecimento da fertilidade é bastante rápido.

   Quais são as vantagens de usar este método?

   Além de ser um método bastante seguro, você se sente muito mais livre, não precisando mais se lembrar da hora de tomar seu contraceptivo. Uma vez inserido, o implante protege contra gravidez durante três anos.

   Meu corpo sentirá alguma mudança?

   Com o implante, o sangramento, as cólicas menstruais e a TPM tendem à diminuir. Em aproximadamente 40% das usuárias foi observada ausência de menstruações.

   Não tenho risco de engravidar?

   Você pode ficar tranqüila. O implante apresenta a melhor eficácia, comparado aos demais métodos contraceptivos.

   Posso ter algum tipo de efeito colateral?

   O implante tem baixa dose de hormônio e não possui estrogênio, responsável muitas vezes por náuseas e enjôos. Este método já foi testado e aprovado por mulheres no mundo inteiro. Tem sido bem aceito pelo organismo, com baixo potencial de efeitos colaterais.

   Como o implante é inserido?

   A inserção é feita em apenas alguns minutos pelo seu próprio médico no consultório. Através de um aplicador, o implante é colocado na parte anterior do braço escolhido, cerca de 6 a 8 cm da dobra, com anestesia local. Ele é invisível e não provoca incômodos.

   Como o implante é removido?

   Mesmo sendo um implante de longa duração, você tem total liberdade de solicitar a remoção a qualquer momento. A remoção também é feita rapidamente pelo seu médico. Depois de localizar o implante, através de palpação, o médico aplicará anestesia local e fará uma leve incisão de 2 mm para retirá-lo.