Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

 



Dr. Selim Jamil Murad
Nutrologista
Homeopata

 

   A obesidade é hoje uma das doenças de maior evolução em termos mundiais, podendo ser comparada aos grandes estigmas da humanidade. Todavia, ela já vem sendo encarada com os devidos cuidados que merece, e já podemos verificar, em grandes centros, o surgimento de uma área de atuação médica não muito comum no Brasil de tempos atrás: " O obesólogo".

   O que ocorre é que hoje a obesidade é estudada de uma maneira multidisciplinar, pois as patologias que surgem dela e não são devidamente tratadas de maneira preventiva levam, na maioria das vezes, a resultados desastrosos. Como agir frente a este quadro endêmico?

   O problema da obesidade é antigo. Acredito que, quando Adão olhou de lado para Eva, e esta estava sendo tentada por uma maçã e não por um doce, estava-se iniciando o ciclo da ofensa silenciosa e do cuidado com o corpo.

   Como será que era o corpo de Eva? Será que ela se preocupava com alguns quilinhos a mais? Quem sabe? Acredito que aquela época deveria ser meio insossa, afinal, onde já se viu falar em paraíso sem chocolate? 

   O que todos concordam, e nisto não há nenhuma dúvida é que o sacrifício de uma dieta é algo extremamente forte, independente dos benefícios que possam vir. Como agir? Sabemos que deixar a coisa correr sem encarar a realidade é uma das formas, porém também sabemos que o não encarar a realidade sempre vem acompanhado de funestas surpresas. 

   Outro dia conversava com uma amiga que reclamava da discriminação que existe quando a pessoa se encontra acima do seu peso. 
Ela me dizia: "Você já tentou provar uma roupa abaixo do seu número em um lugar muito pequeno, com o aparelho de ar condicionado desligado e por incrível que pareça, com uma mocinha extremamente elegante e bela, que costuma questionar sempre o seu pedido com um clássico olhar e com a célebre frase: você tem certeza de que o seu número é este? Isto quando ela é extremamente educada e espera o tempo hábil para que você tente vestir a roupa, o que, na maioria das vezes, não acontece e, normalmente, quando você está com as calças pela metade das coxas, suando desesperadamente, eis que surge a mãozinha puxando a cortina e perguntando delicadamente: pronto, meu bem? Neste momento, normalmente, você dá uma olhada para o espelho e a imagem de cogumelo da bomba atômica vem imediatamente a sua mente."

   Claro que minha amiga, por certo, exagerou em muita coisa, porém a realidade é que, quando a pessoa não está feliz com sua imagem, por vezes chega a fugir de toda possibilidade de ter que encarar seu reflexo, principalmente no mundo atual, onde a imagem considerada ideal é aquela do extremamente magro.
Na época dos grandes pintores, ou mesmo uma imagem mais atual, na época do Titanic, as musas são bem mais cheinhas. A pergunta que não quer calar é a mesma de sempre: "Terei nascido em época errada"? 
Não, o que ocorre é que cada idade e cada fase de nossa vida possui uma beleza; cabe apenas a nós descobrirmos nossos pontos fortes e sobre estes centrar nossos esforços.

   O controle alimentar é, sem dúvida a vedete dos novos tempos, e é a partir desta filosofia que procuramos oferecer a nossos pacientes os instrumentos necessários para que aprendam como agir frente às dificuldades impostas pelo dia a dia.
Claro que, como médicos, não podemos deixar de utilizar uma das armas oferecidas no controle do peso, os farmacoterápicos; nunca fomos contra o uso destes como auxiliares no início do tratamento ou mesmo em uma fase de parada do emagrecimento. Somos extremamente contra o uso indiscriminados de medicamentos, em que o custo benefício na maior parte das vezes não é analisado.

   Hoje, começam a surgir promessas de medicamentos que agem só dentro do foco do problema, sem alterar outras funções; porém, dentro deste quadro, cabe ressaltar o fato que medicamentos, independentemente de sua origem inicial, sejam eles fitoterápicos, homeopáticos ou mesmo alopáticos, devem ser analisados individualmente e prescritos por médicos que sabem quais as implicações dos mesmos no organismo.
A saúde surge nas mais simples atitudes; comece hoje uma nova fase em sua vida. O seu corpo, com certeza, irá agradecer.


 clique no nome para acessar o cadastro profissional Dr. Selim Jamil Murad