Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

 


Dra. Maria de Fátima F. Bifano
Especialista em dor
Neurocirurgiã 

 


  
A humanidade tem se preocupado a controlar a dor desde os tempos mais remotos. A medicina nas últimas duas décadas tem avançado muito nesta área e hoje o alívio da dor é uma conquista ao alcance de todos. Nada humilha mais o ser humano que passar por uma experiência dolorosa que o impede de trabalhar, dormir comer e conviver com sua família.

 


   Uma pessoa com dor crônica, isto é, com mais de três meses de duração e que não cede com nada, pode estar precisando de auxílio especializado na área da medicina avançada que é a ALGOLOGlA.


  
Geralmente são Neurocirurgiões com dedicação na área da Dor e que podem dispor de modernas técnicas e bloquear a Dor com métodos que vão desde o uso de drogas associadas ou técnicas Neurocirúrgicas; interromper a via dolorosa, seja realizando cirurgias com aparelhos de Radiofreqüência interrompendo o percurso doloroso, seja na periferia do sistema nervoso central. Saber o que dói, corno dói e porque dói faz toda a diferença para o Neurocirurgião.

 

   A dor em choque fulgurante no rosto como a Neuralgia do trigêmeo, muitas vezes cede com medicação, outras necessita do procedimento cirúrgico, e um deles é a Radiofreqüência com o paciente alerta, feita com anestesia local informando e auxiliando o Neurocirurgião.


   A Neuralgia pós herpética pode também ceder com medicação via oral, infiltrações locais, ou necessitar de um procedimento mais invasivo como a microcirurgia por Radiofreqüência. As dores malignas por tumores invasivos ou metásticos podem hoje cursar sua trajetória sem que o paciente passe pelo sofrimento de anos atrás. 

   As drogas estão disponíveis de uma maneira bem mais acessível que há 15 anos atrás quando apenas a morfina era a opção e a dificuldade para consegui-la era enorme. Hoje felizmente outras drogas estão no mercado e se usadas na dose e indicação precisas uma parcela muito pequena dos pacientes com dor crônica serão submetidos à cirurgia.


 clique no nome para acessar o cadastro profissional Dra. Maria F.  F. Bifano