Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

 

 



Dra. Amale Ali Saidah
Psicoterapeuta
Acupunturista

 

     VOCÊ SABIA QUE A ACUPUNTURA ALIVIA A DOR NAS COSTAS?!...

     Pois bem, o estimulo de determinados pontos nas pernas, nas mãos e nas costas promovem a fabricação das endorfinas (substancias analgésicas) do corpo, que pode ser explicado pelo arco-reflexo da neurologia.

     Sem justificativa aparente (hérnia de disco, bico de papagaio, desgaste...) a coluna começa a doer, chega a tal ponto de não ser aliviada por medicamento nenhum; por exemplo: a pessoa agacha e não consegue levantar, a coluna trava e a dor é muito intensa...    

     A acupuntura é muito eficaz nestes casos. Existem no corpo pontos específicos, para destravar precisa-se de algumas sessões seguidas. Na concepção oriental a coluna recebe a influência de todos os órgãos internos; estes possuem dois tipos de energia, uma Yang (positiva) e outra Yin (negativa).

     A parte Yang de cada órgão desemboca num ponto específico nas costas chamado "Shu dorsal" e a parte Yin desemboca em pontos específicos no tórax e no abdome chamados "MO" (de alarme). Quando a energia Yang do órgão fica exacerbada o seu ponto Shu dorsal fica dolorido e às vezes insuportável.

     Os pontos Shu dorsais são bilaterais e se localizam numa linha vertical e paralela à coluna vertebral. Na parte alta do dorso localizam-se os pontos do pulmão, do coração, do pericárdio e do diafragma; na parte média do dorso os do fígado, da vesícula biliar, do baço/pâncreas e do estômago; na região inferior do dorso localizam-se os correspondentes aos rins, bexiga, órgão genital, intestino grosso e intestino delgado. Portanto a alteração energética ou fisiológica de um ou mais órgãos pode desencadear dores fortíssimas nessas regiões.
     Assim pode-se dizer que a acupuntura age aliviando a dor e o sofrimento em curto prazo, ou seja, poucas sessões diminuem a dor, não importa em que parte da coluna ou mesmo do corpo, como muitas pessoas podem testemunhar o resultado.