Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios

Serviços Complementares
 

 

 

 

 

 


Dra. Amale Ali Saidah
Psicoterapeuta
Acupunturista

     Deprimidos!...Todos nós ficamos sensibilizados, tristes e revoltados diante de situações decepcionantes, fracassos, traições, perdas ou qualquer situação que provoque sentimentos e emoções negativas e confusas.

     Entretanto, o instinto de vida é forte e logo retornamos às nossas tarefas e à vida normal. Cada um de nós reage segundo sua personalidade, suas tendências individuais, seu meio familiar e sócio-cultural. Alguns ficam apáticos, outros revoltados, medrosos, deprimidos e desmotivados etc. ... 

     Na psicopatologia, há uma diferença entre o sintoma e a síndrome de depressão, um é passageiro e a outra é uma doença mental que se divide em vários tipos sendo origem endógena, reativa e a PMD (psicose maníaco-depressiva).

      A primeira é uma tendência natural inerente à personalidade individual, de origem interna talvez hereditária; é quando sem nenhum motivo aparente o individuo fica desmotivado, nostálgico, tristonho, olhos sem expressão e pensando em "nada", sem vontade de comer e viver; o risco de suicídio é grande.

     Enquanto a depressão reativa manifesta-se após eventos traumáticos como por exemplo perda de emprego, morte de um ente querido, separação etc... desencadeia o sintoma depressivo. A PMD caracteriza-se pela polaridade dos sintomas, ora a pessoa fica agitada, alegre, expansiva; ora deprimida, desmotivada, reclusa. 
     Para a medicina tradicional chinesa as depressões são causadas por disfunções energéticas e funcionais dos órgãos internos: Rins (Água) Fígado (Madeira) Coração (Fogo) Baço-Pâncreas (Terra) Pulmões (Metal), sendo esses responsáveis pelas sensações de "vontade/ação, ansiedade/insônia, tristeza/dor moral, ressentimento, medo e insegurança, reflexão e preocupação".

     O tratamento por acupuntura (estimulação por agulhas) em determinadas regiões do corpo tem como objetivo devolver o equilíbrio natural Mente/Corpo. As agulhas são colocadas no corpo, nos membros e na cabeça ativando e regularizando a circulação da corrente eletromagnética do próprio corpo. É um processo indolor, nos casos agudos a resposta é obtida em curto prazo , depois se recomenda prevenção semanal.