Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

ARTIGO: ANSIEDADE, STRESS E ACUPUNTURA

 


Dra. Amale Ali Saidah
Psicoterapeuta
Acupunturista

 

     A acupuntura é um recurso de uma ciência milenar, que faz parte dos meios terapêuticos chineses e, bem aplicada, visa devolver ao paciente a saúde  física e mental, pois este tratamento é sempre para o conjunto Mente/Corpo.Sua ação também atinge a estrutura psico-emocional.

     O uso deste recurso iniciou-se recentemente no Brasil e sua aceitação pela maioria, graças ao resultado obtido, está crescendo.
     Resultado este é percebido rapidamente (primeiras sessões) no tratamento da ANSIEDADE E DO STRESS.

A ansiedade é um estado emocional que se traduz em sensação de aperto no peito desencadeado por sensação de incerteza, inquietação e angustia. Na concepção oriental é causado pelo aumento da energia yang, dos Pulmões e do Coração, que se transforma em calor/fogo  perverso.    

O stress é um estado avançado de ansiedade com um misto de sensações de medos, palpitações cardíacas, suores, agitação psicomotora e nos casos mais graves ofuscamento da visão, fuga de pensamento e de raciocínio, pressão alta, dores de cabeça, tonturas e diminuição das acuidades sensoriais. Na concepção oriental é causado pelo adoecimento da energia dos Rins (medos), do Baço/Pâncreas (preocupações), do Fígado (raivas, nervosismo), além da energia dos Pulmões e do Coração.

     É necessário o uso regular da acupuntura para reequilibrar a Mente e o Corpo que recebem agressões diárias, tanto de origem externa (exigências e cobranças da vida moderna) como de origem interna (emoções retidas), para isso faz-se uma a duas sessões semanais.