Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios

Serviços Complementares
 
 

 


Prof. Dr. Hamilton Funes
Médico - Gastroenterologista

  
  A obesidade é uma doença crônica, isto significa que ela precisa ser monitorada a vida toda. O padrão de vida atual nos oferece, a todo instante alimento fácil, pronto e rico em calorias; isso, conjugado ao sedentarismo proporcionado pelos meios de transporte e tipos de trabalho realizados nas cidades, acaba por criar a epidemia de obesidade que a nossa civilização vive agora. Não existe um remédio mágico que cure a obesidade, contudo, com um controle diário do que se ingere, aliado à atividade física, pode-se manter o peso em níveis satisfatórios.

 

   Um dos tratamentos aplicados hoje é a introdução de um balão gástrico no estômago. Este é um procedimento seguro e eficaz para pessoas com índice de massa corporal acima de 27, ou seja, para pacientes com sobrepeso.

Esta técnica é pouco invasiva e oferece, ao paciente, uma redução de peso de forma eficaz e segura, sem internação e sem afastamento de suas tarefas diárias.


   Um balão de silicone é introduzido no estômago, com a mesma técnica de uma endoscopia, portanto é necessária uma pequena sedação do paciente. Uma vez dentro do estômago, o balão é preenchido com soro fisiológico e azul de metileno e ocupa cerca de um terço do volume do estômago. Indica-se a sua remoção após 6 meses.

   Com o balão gástrico, o paciente tem mais saciedade com a ingestão de quantidades menores de alimento. Entretanto, são necessárias outras atitudes do paciente para que este alcance a redução de peso desejada.

   O acompanhamento nutricional é fundamental para que o paciente faça uma adequação alimentar, com o objetivo de alcançar e manter o peso desejado.

   O acompanhamento psicológico também é fundamental, pois muitos pacientes recorrem à comida como meio de aliviar suas frustrações, preocupações e medos. O exercício físico é indispensável para a potencialização dos resultados e a otimização dos gastos calóricos, proporcionando o ganho do peso ideal, de forma mais saudável. Lembre-se, um profissional da área esportiva deve avaliar e orientar qual exercício físico é mais indicado, em cada caso. .


 clique no nome para acessar o cadastro profissional Prof. Dr. Hamilton Funes