Artrite Psoriática

Dra. Vincenzina Santangelo

Reumatologista

A Artrite Psoriática, também conhecida como artrite psoriásica ou osteoartropatia psoriática, é uma das mais freqüentes doenças reumáticas, pertencente ao grupo das moléstias com fator reumatóide negativo, chamado de espondiloartropatias.

A psoríase é conhecida desde os tempos bíblicos como uma doença que afeta a pele, unhas e couro cabeludo, provocando placas em formato de gotas ou de moedas com descamações grosseiras, tal qual uma caspa espessa; aspecto de unhas em dedal ou de delaminação das várias camadas das unhas, deixando, então, um aspecto de unhas corroídas, sujas ou com micose.

As lesões de pele variam de uma a duas ou até uma grande quantidade, isoladas ou confluentes, sempre elevadas em relação à superfície da pele saudável; são de cor rósea, cobertas de várias camadas de escamas, que se destacam quando arrancadas, dando um aspecto característico de vela raspada que irá sangrar como pequenas gotas de orvalho à medida que se aprofunda a raspagem. Evoluir por longos períodos com exacerbações e remissões. Piora no inverno ou em crises emocionais.

Atinge especialmente a pele dos cotovelos, joelhos, umbigo, nádegas, couro cabeludo, orelhas e área da barba, Algumas novas lesões podem se desen- volver em locais de atrito ou de pequenos ferimentos.

Pode agravar-se com uma descamação generalizada de toda a superfície corporal, deixando o indivíduo com uma cor avermelhada, conhecida como eritrodermia

Outra complicação é conhecida como pustulose, quando tem aspecto de pequenas vesículas de pus, principalmente na palma das mãos ou na planta dos pés. Cada placa produz prurido ou coceira e sensação de queimação no local, o que leva o paciente a tentar remover com suas próprias unhas cada uma das lesões.

A psoríase causa outros problemas além da pele.

Pode causar inflamações oculares, como conjuntivites ou uveítes, além de, principalmente, os sintomas articulares.

Os sintomas reumáticos da artrite psoríase são: dores articulares e artrites variadas, podendo atingir também, tendões, bacia e coluna vertebral.

Geralmente, aparecem em uma parcela de 10% de portadores de psoríase, em geral depois de longos anos sofrendo dessa enfermidade; entretanto, pode preceder, isto é, pode aparecer mesmo antes do surgimento das lesões iniciais na pele, o que torno o seu reconhecimento pelo reumatologista bastante difícil

Como a manifestação da surge entre 10 e 40 anos, a artrite psoriática costuma ser detectada entre os 30 e 40 anos de idade. A causa da psoríase e da artrite psoriática permanecem desconhecidas, mas parece existir uma predisposição genética, tendo em vista uma evidente agregação familiar.

Não há evidências de relação com infecções, porém, a psoríase é mais grave em aidéticos.

A artrite psoriática é de tendência mais deformante em pacientes com psoríase mais extensa, principalmente com comprometimento das unhas. Nos casos de artrite psoriática afetando a coluna, é mais comum ocorrer uveíte (Lesão Ocular), pois esses pacientes são portadores do marcador genético HLA-B27, que predispõem a esse acometimento oftálmico.

Existem dois padrões básicos de artrite psoriática, um afetando a coluna e outro as articulações das extremidades. Na coluna, a queixa é de dor lombar e nas nádegas, de caráter inflamatório, isto é, surge em repouso, durante o sono, e exige que o paciente se levante para se movimentar, reduzindo a dor e a rigidez.

Pode afetar até os movimentos respiratórios, quando atinge as articulações das costelas com a coluna torácica. Produz, ainda, dores na nuca ou na coluna cervical. Este padrão é do tipo espondilítico periférico, atingindo as pequenas articulações das falanges dos dedos, joelhos, tornozelos e pés.

Pode afetar tendões, gerando um aspecto típico de “dedos-em –salsichas”, e atingir a planta dos pés, com dores calcâneas como fascites ou bursites. A prolongada evolução determinará, quando não for adequadamente tratada, deformidades com lesões radiológicas que serão características da artrite psoriática.

Em geral, a avaliação em consulta com o reumatologista é suficiente para o diagnóstico. No entanto, pode ser difícil nos casos com discretas lesões de pele, sem alterações de unhas ou mesmo da pele, o que pode ocorrer em até um terço dos casos.

Os exames são indispensáveis para diferenciar a artrite psoriática de outras espondiloartropatias, da artrite reumatóide e até da gota, uma vez que pode ocorrer elevação do ácido úrico no sangue.