Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

Ortoceratologia

 


Dr. Gildasio Castello de Almeida Jr.
Oftalmologista
Especialista em Oftalmologia

 

 

  A Ortoceratologia é a utilização de lentes de contato rígidas durante o período noturno para correção de vícios de refração. 

   As lentes de contato duras rígidas (padrão) são desenhadas para causar pouco ou nenhum efeito na curvatura da córnea, mas as lentes de contato para Ortoceratologia são desenhadas com a finalidade aplanar (deixar mais plana, mais rasa) o formato da córnea.

  Isso ocorre pela aplicação de uma discreta pressão no centro da córnea. A córnea tem um formato curvo na frente e no centro, e se esse centro da córnea aplanar numa quantidade suficiente para torná-la uma lente menos convergente (menos positiva) possibilita compensar a miopia. 


   Após a retirada da lente, a córnea mantém seu formato alterado por boa parte ou todo o dia restante. A redução da miopia é mantida pelo uso da lente no período noturno. 

   O fato de não usar corretamente a lente toda a noite fará com que o grau da miopia retorne ao valor anterior ao início do tratamento. Atualmente estamos estudando 25 pacientes que estão usando esse tipo de lente, e em breve poderemos avaliar melhor o resultado.

   Lente de Ortoceratologia 
Pode-se observar que existe uma área central com curva reversa, 
a qual fará o aplanamento do centro da córnea.



 


 clique no nome para acessar o cadastro profissional Dr. Gildasio Castello de Almeida Jr.