Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

 


Dr. Sidney D'Andrea

Cirurgião Plástico
membro titular e especialista da SBCP

 

   O modo de se expressar varia de pessoa para pessoa. Com o passar do tempo os movimentos repetitivos dos músculos do rosto vão deixando suas marcas; as famosas rugas de expressão, que são inevitáveis. 

   O tempo para seu aparecimento depende do fator genético, da exposição ao sol, do tipo de alimentação, do hábito de fumar e do quanto "falamos" com o rosto.

Elas podem ser divididas em três categorias: 

dinâmicas
, enquanto 'só aparecem no movimento do movimento; 

estáticas
, sulco já fixo na pele devido á repetição desse movimento e as

de gravidade
, quando começa a sobrar a pele.

   Se cada uma tem uma causa, tem também seu tratamento específico.

   

Rugas dinâmicas: próprias dos cantos dos olhos, está eventualmente na região superior do nariz (o corrugador), ou seja, no terço superior do rosto.

   Quando queremos dar risada, um impulso gerado no cérebro, estimula o músculo da face, que se contrai e aparecem as rugas de expressão. Portanto para tratar estas rugas precisamos tratar o músculo. 

   Após passar um creme anestésico a toxina botulinica (o botox) é aplicada e age bloqueando a chegada do estímulo no músculo.é o mesmo que colocar gesso no braço, não há lesão no músculo, ele só descansa. 

   No terceiro dia, a resposta já está uniforme, mas o resultado final, da-se apos dez dias.

   O botox é a toxina botulinica do tipo a que quando aplicada no músculo provoca seu relaxamento. Pode ser usada em todas as situações em que o relaxamento muscular seja desejado como forma terapêutica. Como as rugas de expressão são conseqüência da contração muscular, o relaxamento poderá ser uma das formas de tratamento.

   

Rugas estáticas; presentes no mesmo lugar das rugas dinâmicas, isto porque o movimento repetido anos a fio acabou cavando um buraco na pele, a ruga estática. É a que vemos nos cantos dos olhos mesmo sem dar risada, ou entre as sobrancelhas sem sermos bravos. 

   Só dez dias após a aplicação do botox, é possível saber se é necessário fazer preenchimento.

   Preenchimento é o nome genérico que se dá a um procedimento em que se faz a complementação ou enchimento do sulco, ou ruga, através do implante de diversos materiais específicos para esse fim. O preenchimento é feito sob linhas e sulcos e até mesmo sob depressões da pele, como no caso de cicatrizes de acne, por exemplo. 

   Vários materiais tem sido utilizados com essa finalidade e muitos outros estão sendo lançados no mercado quase que diariamente.

   Estes materiais podem ser de origem animal, como o colágeno, semi sintéticos, que associam materiais sintéticos aos naturais, como o artecool e os sintéticos, constituídos de diferentes classes de polímeros. Assim o tempo de permanência de cada um deles no organismo, antes que sejam reabsorvidos, varia muito.o médico, apos exame e discussão com o paciente, decidirá qual é o melhor material a ser utilizado em cada caso.

   Existem substancias que não são absorvidas, são permanentes, por isso mesmo requerem cuidados para serem utilizadas. Com os materiais de origem animal é necessário fazer previamente à utilização, teste de alergia nas pacientes; com os sintéticos esse risco diminui e os testes de alergia prévios não são obrigatórios.

   Entre os materiais mais usados, e mais conhecidos e utilizados para o preenchimento atualmente está o restylane e o perlane, acido hilauronico, material não-animal totalmente biocompatível e biodregadável. Não necessita de testes preliminares e dura em torno de quatro a seis meses. 

   Restylane é um preenchimento temporário (em torno de seis meses nos lábios ou testa e de quatro meses no sulco nasogeniano), não oferece risco de alergia por ser sintético e além de preencher, promove uma hidratação intensa nesta área dos olhos. 
   Outra vantagem é de poder ser retocado a qualquer momento.

   Perlane da mesma forma que o restylane é indicado para preenchimentos mais profundos e sua durabilidade é de aproximadamente 2 a 3 anos.
Com os preenchimentos é possível refazer o contorno dos lábios, aumentar o vermelhão, corrigir irregularidades e refazer o contorno do queixo.

   

Nas rugas de gravidade, o sulco nasogeniano é o primeiro que aparece e a saída é o preenchimento. No caso da perda do contorno do queixo ou de rugas finas e paralelas em torno da boca e dos olhos, indica-se o peeling ou em certos casos o lifting (cirurgia da face).

   No peeling provoca-se a descamação parcial da pele objetivando sua renovação. 

   Ele pode ser químico, físico ou mecânico. O químico é feito com ácido, o físico a laser e o mecânico utiliza-se o dermobrasão, aparelho rotativo abrasivo ou por microcristais de oxido de alumínio.

   Dependendo de cada método utilizado, o peeling pode atingir diferentes camadas da pele, e por isso, ser classificado como superficial, médio e profundo.

Todos esses tratamentos podem ser realizados a partir do momento em que a pessoa começa a apresentar sinais de envelhecimento.

Esse tratamento é preventivo e pode retardar um eventual procedimento cirúrgico.

Cuidados e a manutenção variam de acordo com o tipo de tratamento realizado. 

Porem deve-se evitar o sol, um dos principais fatores de envelhecimento precoce. 

No caso do botox recomenda-se não deitar durante quatro horas apos o procedimento e evitar fazer caretas e exercícios

Vale a pena dizer que estes tratamentos são indicados e recursos excelentes para a manutenção e complementação das cirurgias faciais.


 clique no nome para acessar o cadastro profissional  Dr. Sidney D'Andrea