Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

Preenchimento- A técnica na ponta da agulha.

Dr. Sidney D'Andrea
Cirurgião Plástico

membro titular e especialista da SBCP
       

   Aquela ruguinha virou um incômodo mas a cirurgia plástica parece uma solução drástica demais?

   Invista nos novos tipos de preenchimento, técnica capaz de deixar sua pele lisinha num piscar de olhos.


   O nome já diz tudo: preenchimento. O método é feito para corrigir rugas, vincos e marcas profundas- como as de acne ou cicatrizes. A idéia é rechear todas essas depressões para deixar a pele novamente lisinha e com aparência mas jovem. 

   Para isto, substâncias diversas são injetadas sob a pele provocando um aumento do volume, ou seja, a parte deprimida sofre um levantamento pela ação do material colocado. 


   Imagine uma bexiga meio vazia: fica enrugada. Se você enchê-la internamente com ar ela volta a ficar lisa, esticada e sem depressões.

   Além de " inflar" a pele, esticando-a novamente, essas mesmas substâncias estimulam a formação de fibras de colágeno, responsáveis pela boa sustentação dérmica. Resultado: a aparência e a estrutura interna do rosto ficam renovadas, firmes e lisas. O método pode ser usado para corrigir ruguinhas em locais diversos : testa, olhos, entre as sobrancelhas, sulcos nasogeniano ( vinco que vai da lateral do nariz ao canto da boca ), lábios e até marcas de acne. Estas depressões, vale ressaltar, podem ser eliminadas ou ficar quase imperceptíveis desde que não haja uma flacidez de pele muito acentuada- nesse caso a cirurgia para retirada de excesso de pele é mais indicado.

   O preenchimento também é recomendado para o aumento ou modelagem dos lábios. " Os novos materiais abriram muitas possibilidades e os resultados são bem animadores. A maioria dos locais tratados responde com margem de êxito que varia de 50% a 90%.

   A maior vantagem do preenchimento é que ele é indicado exatamente para quem ainda não precisa entrar na faca. Como complemento das cirurgias de lifting facial, é também bastante indicado.

   Hoje temos um arsenal de substâncias diferentes, todas de fácil aplicação feitas no próprio consultório do médico- não há necessidade de internação hospitalar. O procedimento é simples e rápido. Trinta minutos antes da sessão o local recebe anestésico tópico capaz de retirar até 80% da sensibilidade à dor. Já nas regiões mais sensíveis, como a boca, a anestesia pode ser local, semelhante à usada por dentistas.

   A injeção do medicamento é feita com uma agulha muito fina e atinge na maior parte das vezes a camada dérmica ( intermediária), abaixo da epiderme ( superficial ), não provocando, portanto, formação de cicatrizes, manchas ou marcas.Já os fios de preenchimento são colocados na derme profunda, necessitando de anestesia local. 

   Cabe ao médico e à paciente a escolha do método, levando em conta durabilidade, possíveis problemas e preço.

TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE OS MÉTODOS DE PREENCHIMENTO
  O que é Indicação  Vantagens 
Ácido
Hilaurônico
Substância gelatinosa formada por polissacarídes (Restylane/Perlane Hylaform etc)  Aumento de lábios e  correção de rugas da testa   ao redor da boca e olhos Resultado imediato e ausência de efeitos colaterais
Alloderm Enxerto obtido a partir da pele humana. Em laboratório, ela passa por um processo, deixando apenas a placa dérmica (parece uma borracha). Preenchimento de cicatrizes sulcos profundos, defeitos e reconstrução de lábios e nariz. Alternativa natural, não há possibilidade de rejeição.
Artercoll Substância gelatinosa composta por microesferas de um material parecido com plástico revestido de colágeno bovino. (Revoplast) Rugas e vincos em geral. É também muito usado em depressões e cicatrizes. Pessoas alérgicas ao colágeno bovino deve fazer testes antes. A aplicação é rápida o resultado é imediato.
Bioplastic Material biocompatível composto de partículas sólidas de um derivado de silicone, imersas em gel. Vincos profundos e modelagem de nariz e orelhas. Ao contrário do silicone puro, não é totalmente absorvido graças as partículas sólidas.
Colágeno Substância protéica constituída principalmente por fibras colágenas de origem bovina (Zyderm, Zyplast) Rugas da testa, ao redor da boca e dos olhos, depressões cicatriciais e pés-de-galinha. Resultado imediato com um mínimo de traumas.
Gordura Gordura da prórpia paciente, retirada de outro local. Rugas e marcas com depressão mais acentuada como o sulco nasogeniano. Por se tratar de gordura da própria pessoa não há reações alérgicas.
Goro-tex Fio ou cordão sintético de dois a três milímetros de diâmetro, biocompatível. (Não é rejeitado pelo organismo). Sulcos profundos e aumento de lábios. Aplica-se anestesia local. Permite um elevado nível de preenchimento. O material pode ser removido.
PROFILL Gel que permanece líquido quando gelado e endurece em contato com a derme. Principalmente rugas superficiais e contorno de lábios, pela facilidade de modelagem. Permite correção de alta precisão.
Silicone Líquido viscoso sintético. Rugas, vincos e marcas com depressão. Material controverso. Há riscos de migração ou formação de nódulos endurecidos sob a pele. Muitos profissionais evitam seu uso.
Fio Russo O material é polopropileno, o mesmo usado em cirurgias cardiovasculares e oftalmológicas, portanto biocompatível. Ou seja, ele não é absorvido. Parece uma escaminha de peixe milimétrica. As garrinhas se prendem firmemente ao tecido gorduroso esticando e ancorando. Refrescar o lifting tradicional. Indicado para quem tem problema de cicatrizes (quelóides), para os idosos e diabéticos. O método é mais indicado para levantamento de sobrancelhas, bochechas e queixo mento, sulcos profundos. O mais novo no mercado. Proporciona grande preenchimento e depois de algum tempo é preenchido por tecido do próprio organismo.
 
Vantagens que você deve considerar.

A sessão é rápida. Para se ter uma idéia, um aumento de lábios dura 20 minutos. Preenchimento de rugas, dependendo do material, no máximo 1 hora e 30 minutos.

A aplicação é praticamente indolor- no local da picada é possível usar puma pomada anestésica, suficiente para controlar a dor. Alguns procedimentos, como o uso da gordura do próprio paciente, exigem anestesia local na região de onde será retirada.

A recuperação é instantânea. Você sai do consultório direto para o trabalho. O único senão é que pode haver um leve inchaço no primeiro dia, mas não há inconvenientes como coceira ou ardor.

O resultado é imediato. Cadê a ruga quer estava aqui? Sumiu. É assim mesmo, uma vez preenchida a depressão, adeus vincos, marcas .... Os lábios também já saem na melhor versão carnuda.

O pós-tratamento é descomplicado. Caso haja hematoma (o que é raro) , o local não deve receber sol para não manchar. Também é recomendado o uso de filtro solar para proteção diária.

O procedimento é invisível. A picada não deixa marcas e os materiais injetados ficam naturais e firmes.

O efeito pode ser temporário ou definitivo. Você decide: pode usar substâncias de curta ( 6 meses, em média )ou longa duração (até que a pele comece a sofrer novamente a ação do tempo).

A manutenção é simples. O tempo de duração do preenchimento vai depender do estado geral da pele de cada pessoa, embora não seja muito diferente das médias padronizadas.

 clique no nome para acessar o cadastro profissional  Dr. Sidney D'Andrea