Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

DICAS PARA MELHORAR SUA NUTRIÇÃO

 


Dra. Tânia Mara Olmedo

 Endocrinologia
 Metabolismo
 Nutrologia
 Medicina biomolecular

   A boa alimentação tem capacidade de manter a reposição dos nutrientes desde que respeitados alguns itens:

a

Procure utilizar sempre alimentos frescos em caso de frutas, verduras e legumes, sempre preferir os da safra momentânea.

b

Ingira as frutas, verduras e legumes crus na proporção de 60% e dos cozidos 40% na distribuição diária.

c Quando utilizar cozimento, evite que este seja prolongado e se possível use vapor ou reutilize água do cozimento no preparo de outros alimentos.

d

Sempre que possível utilize alimentos orgânicos.
e As vitaminas hidrossolúveis geralmente são perdidas na água, tem sensibilidade a calor e luz (atenção para o preparo).

f

As vitaminas hipossolúveis geralmente são perdidas na gordura (atenção para o preparo são apenas 4: A,D, E,e K).
g O uso de alimentos refinados como açúcar, farinha de trigo refinada e arroz branco polido, provoca perda de várias vitaminas, se possível preferir alimentos integrais.

h

Geralmente agrotóxicos, aditivos químicos, corantes, conservantes e demais alteram e muito o índice real dos minerais e vitaminas dos alimentos, sempre que possível evitar o consumo dos mesmos.
i Seu corpo necessita de todos nutrientes em proporção correta, lembre-se que a carência dos mesmos gera diversos problemas nas reações metabólicas por eles realizados, geram problemas e não benefícios.

j

Dietas restritivas apenas devem ser realizadas na necessidade real (acompanhada por profissional capacitado) e com exames que justificam tal restrição: ex: hipercolesterolemia, diabetes, etc) nunca faça restrições por conta própria.
k O abuso de alimentos refinados com nutrientes reduzidos e calorias abundantes na maioria das vezes gera aumento de peso.

l

Gorduras monoinsaturadas ou polinsaturadas presentes em azeites extra virgem podem ser muito saudáveis e de grande valia nutricional. Evitar as saturadas e de fonte hidrogenada.

m

Beba água, seu corpo necessita manter-se bem hidratado, ingerir ao menos 6 copos de água ao dia. Evite refrigerante e sucos em pó com comida. Lembre-se 1 copo.

n

Coma quando tem fome e não pense que comida resolve problemas. A função da comida é nutrir seu corpo e te ajudar estar são. Seu alimento deve ser um remédio não um novo produtor de doenças.

o

Coma devagar e com mastigação adequada, o alimento bem digerido começa ser aproveitado na boca.

p

Não pense que seu corpo é um saco de lixo que merece receber todas as bugigangas do mundo. Ele é único e especial, e por sua alimentação você criará ou evitará doenças. Você escolhe...

q

Comer até passar mal é uma atitude de pessoas de vida curta. A quantia certa sacia e dá o que se necessita. Intervalos muito curtos ou muito longos (maiores de 5 horas) devem ser evitados entre as refeições.

r

Mantenha sua saúde emocional sob cuidados especiais. Quando estamos bem, as células trabalham felizes e respondem bem (mesmo com nossos abusos) mantendo a nossa defesa antioxidante e nossa imunidade conforme a necessidade, sendo nosso aliado contra múltiplas doenças.

s

Descubra os alimentos que não te fazem bem, por algum motivo eles não estão sendo bem ingeridos e, portanto podem estar te prejudicando. Um alimento indigesto atrapalha a entrada de outros gerando perda para todo organismo.
Enfim, tenha bom senso alimentar, divirta-se, se ame, seja alegre, se perdoe e seja feliz com o corpo que tem e o respeite muito, que ele responderá com curas de muitos males.