Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

Stress, Saúde, Qualidade de vida


Dra. Tânia Mara Olmedo
 
Médica
Endocrinologia e Nutrologia

 

  
   Mundo moderno, idéias e ideais a todo vapor. Desejo de realizar a todo custo, a maior correria. Neste ritmo com uma lista de tarefas, varias preocupações de ordem emocional, relacionamentos, dinheiro, saúde, família, emprego, violência entre tantas.

Não dá outra: cefaléia, taquicardia, fadiga, pressão alta, insônia e o famoso Stress, que se permanece, pode evoluir para depressão com sintomas diversos (inclusive síndrome do pânico) com tantas preocupações, o cérebro ativa hormônios que geram fome, gula distribuição de gordura em locais indesejados e mais; ativa a fome incontrolada especialmente de massas, doces e gorduras. 

Assim a Adrenalina e o Cortisol aumentam o apetite e acumulam gordura no abdômen.

Ninguém está completamente livre dos efeitos do stress que em alguns casos poderia até ter efeitos benéficos estimulando pessoas a reagirem, lutarem, mudarem o estimulo, porém se o stress tem efeitos nocivos e persiste, fica complicado.

Todos nascemos com o propósito de cada um ser feliz, mas assim como um carro novo, se não receber todos os cuidados em sua utilização acaba se danificando.

É preciso cuidar de itens simples como:

Praticar esportes – pelo menos 40 minutos ao dia para oxigenação do cérebro e corpo.

Ingerir alimentos saudáveis – afinal de contas, bactérias, vírus, ácaros, químicas, agrotóxicos, gorduras saturadas entre outros estão de brinde em proporção imensa nos alimentos atuais, dietas inadequadas e sem dar valor aos alimentos essenciais a saúde podem estar presente na evolução de 70% das doenças. Será que não se merece valorizar o que se põe na boca? É preciso conhecer as necessidades individuais para uma dieta equilibrada e saudável, para isso busque orientação adequada.

Ingerir muita água – pelo menos 2 litros ao dia (é preciso hidratar o corpo)

O sono é sagrado - no mínimo 6 horas ao dia para um bom trabalho cerebral.

Cuide do emocional – lembre-se toda escolha envolve uma renuncia,


  Se perguntar: Se eu morresse agora, morreria feliz? Quanto você se dá para atingir sonhos, objetivos? Você está se aperfeiçoando em alguma coisa? Está sendo o ator principal do filme de sua vida? Sua interpretação lhe renderia um “Oscar”? 

   Para fugir do Stress, buscar qualidade de vida e beleza externa com saúde interna é preciso acreditar que as oportunidades estão na sua frente, e um pequeno descuido leva ao fracasso onde tudo parecia estar bem. 

   Invista em você ninguém pode roubar o que esta dentro de você. A sua mente garante o seu sucesso; se você se dá a oportunidade e se cuida, nenhum degrau será obstáculo o bastante em seu caminho. 

   Ame e se dê direito a ter prazer de viver. Faça bem feito. Perdoe o que não pode mudar e deixe para trás. Não perca tempo com o passado, nem com o futuro, tenha interesse no que fizer hoje, agora, neste momento, respeite a presença de Deus em você e em seu próximo. 

   Não tenha medo de pedir ajuda para resolver seus problemas, solucionar seu stress, proporcionar melhores momentos para o futuro. 


E não se esqueça - só muda quem decide mudar. 

Você merece o que você quiser e só você é responsável
pelo que tem.


Agora,
clique aqui e descubra como está seu estresse