Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

 


Dr. André Luiz Reis

Ortopedista
Especialista em Cirurgia do Ombro

   Contratura muscular, distensão muscular, cãibra: muitas vezes confundimos esses termos relacionados a lesões, e que são muito comuns no meio esportivo. 

   Vamos apresentar alguns conceitos básicos e dicas para reconhecer essas lesões e poder socorrer vítimas.

   

Cãibra
   É uma contração muscular involuntária e dolorosa, que ocorre mais freqüentemente nos membros inferiores e superiores. O ataque dura, em geral, alguns segundos e desaparece subitamente. Observa-se o endurecimento no grupo muscular afetado.

O que fazer?

   Alongue vigorosamente o músculo que está com contratura.

   Nas cãibras fortes que deixam os músculos doloridos por um ou mais dias, procure orientação de um médico. Se os episódios se repetem com freqüência, mesmo sem atividade física, a origem pode ser metabólica, vascular ou neurológica e merece tratamento especializado
   

Contratura Muscular
   É uma dor localizada num músculo longo, sem sinais de ruptura. Surge num músculo que não foi alongado antes do exercício ou por esforço muito grande, mas não o suficiente para romper as fibras. Não impede as atividades rotineiras, mas dificulta algumas atividades esportivas. Muitas vezes, ao tocar a região, é possível identificar um certo endurecimento muscular bem delimitado.

O que fazer?

   Aplicações locais de gelo por 30 minutos, diminuir a atividade física do músculo atingido, fazer alongamentos não intensos e consultar seu médico.
   

Distensão Muscular
   É uma ruptura parcial do músculo. É caracterizada pelo "sinal da pedrada": em grande esforço ou velocidade, o paciente tem a sensação nítida de que recebeu uma pedrada. A dor e a incapacidade de usar o músculo são imediatas. Pode haver sangramento (hematoma). É comum nos músculos da batata da perna (gêmeos), da coxa (quadríceps, bíceps femural e adutores da coxa), e do braço (bíceps e tríceps).

O que fazer?

   Aplicar gelo por 30 minutos, elevar o membro lesado, suspender a atividade física e procurar seu médico.