Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

A acupuntura restabelece a saúde!...

 


Dra. Amale Ali Saidah

Psicoterapeuta
Acupunturista

 


   Parece estranho o fato de inserir algumas agulhas distribuídas em determinados pontos do corpo possa estimular e restaurar vitalidades orgânicas, a ponto de, quase sempre, diminuir a disfunção sexual e, não poucas vezes, eliminá-la por completo. 

   É de trivial sabença que aos misteres de cura não se alia o rótulo da infalibilidade. Só o charlatão alardeia a infalibilidade do seu método de diagnosticar e do seu processo de cura. O que se pode afirmar, no entanto, é que a pratica acupunturistica tem obtido excelentes resultados, pois o corpo reage a estímulos energéticos ainda não captáveis em laboratório. 


Todavia, a filosofia chinesa concebe o Homem como:

-

Um microcosmo que representa o macrocosmo. 

Possui:

-

12 Meridianos principais ou Canais de energia. 

-

365 pontos energéticos ou poços energéticos. 

-

As energias cósmicas: vento, calor, umidade, secura, frio etc... 

-

Uma energia vital própria e de caráter eletromagnética.


   Esta energia vital, produzida nos órgãos e vísceras, circula nos meridianos segundo um ritmo continuo, constante e definido formando junto com o sangue um conjunto QI-SHUE.

   Entretanto, as doenças são o resultado da agressão das energias perversas e conseqüentemente a má circulação do QI-SHUE (energia - sangue) e sua estagnação em algumas regiões do corpo, de preferência as enfraquecidas.


As energias perversas são de ordem:

-

Climáticas: vento, frio, calor, umidade etc.

-

Emocionais: emoções retidas, e alterações sentimentais: ódio, preocupação, nostalgia, depressão etc.

-

Traumáticas.

-

Congênitas.


  
A introdução das agulhas em determinados pontos do corpo objetiva a AUTO-REGULAÇÃO, ou seja, fazer os órgãos internos, as vísceras, as glândulas endócrinas e o sistema nervoso fornecer e produzir as substâncias necessárias para recuperar o estado normal de saúde.
 

DORES, NERVOSISMO, ANSIEDADE, ESTRESSE, NEVRALGIAS, TENDINITES, TIQUES, DISFUNÇÕES SEXUAIS, IMPOTÊNCIA, FRIGIDEZ etc... de uma forma geral são tratados com resultados satisfatórios.


   Quiçá, não haja nenhuma relação com estes movimentos, porem é curioso que um pré-socrático de nome Empédocles, há alguns séculos antes de cristo, lançou a teoria conhecida por AS QUATRO RAÍZES DE EMPÉDOCLES, como componentes da natureza: Ar, Água, Fogo E Terra. 

   Os orientais já se haviam antecipado com sua teoria, bem mais complexa, relativamente ao corpo humano.

   A verdade é que, hodiernamente, cientistas de renome curvam-se à idéia de que a vida humana vai muito mais alem do que o corpo físico, transcendendo para o campo invisível, imaterial, ao sabor de algum, denominado quântico.

   Não foi por pouco e nem para jogar palavras fora que, para criticar a teoria da indeterminação na física defendida pelo grande Niels Bhorns, Einstein objetou: "Deus não joga com dados", ao que o insuperável dinamarquês, uns dos mais estudiosos da mecânica quântica (MQ) retrucou: como você sabe disso?

   Não só em termos fisiológicos, mas é notadamente em se pensando no equilíbrio energético (área da acupuntura), comumente ocorrem desajustes ou disfunções orgânicas acarretadas, ora por ausência, já por estagnação ou excesso de energia, em determinado órgão, comprometendo a sua fisiologia, sem se falar dos resultantes transtornos psíquicos. 

   Trabalhando com propósito de debelar estas anomalias, entra a acupuntura fazendo fluir esta energia, descongestionando os excessos e estagnações, conforme o diagnostico, ou, reativando as indispensáveis, ora estimulando, ora reacendendo a sua fonte. O resultado é a restauração, se não total, pelo menos satisfatória.