Serviços Complementares

Marcos César dos Santos
massoterapeuta

A Medicina Chinesa é a arte de prevenir e tratar doenças e teve sua origem na China há cerca de cinco mil anos.

Possui vários recursos terapêuticos, mas os mais conhecidos são a Acupuntura, o Shiatsu, a Ventosaterapia e a Moxabustão.

A MOXABUSTÃO, consiste no uso da erva medicinal "Artemísia Vulgaris". A forma mais comum de usá-la, é através de bastões acesos feitos com suas folhas secas e enrolados.

O aquecimento de determinados pontos de Acupuntura e/ou Shiatsu com a Moxabustão é extremamente eficaz para curar e prevenir doenças. Às vezes, a Moxabustão é mais eficiente do que a aplicação do Shiatsu, e outras vezes, ambas são sinérgicas.

Existem inúmeros trabalhos no Oriente e Ocidente sobre os estudos clínicos e pesquisas experimentais, demonstrando a eficácia dos resultados terapêuticos do Shiatsu e da Moxabustão nas doenças do aparelho digestivo, circulatório, respiratório, urinário, sistema imunológico, nervosos, endócrino, bem como nas doenças reumáticas.

O SHIATSU é uma modalidade de terapia corporal que tem como essência o toque manual ou digital sobre a pele como objetivo de tratar e prevenir doenças pela estimulação dos mecanismos de recuperação naturais do corpo.

Com uma abordagem terapêutica semelhante à Acupuntura, usa em sua técnica os meridianos ou canas de energia, porém sem o uso de agulhas.

O Shiatsu atua reequilibrando a energia vital (Ki), que circula através do nosso corpo em canais chamados meridianos. Quando o fluxo do Ki é perturbado por lesões, ansiedade ou estresse, há o aparecimento dos sintomas como dores, mal estar físico e/ou psicológico. Com base na medicina Oriental onde o homem está relacionando com o universo da mesma forma que está relacionado com a terra, ele recebe energia vinda tanto da terra, Yin (positivo) e dos cosmos, Yang (negativo).

O desequilíbrio dos dois pólos energético Yin e Yang poderão ocasionar o aparecimento de sintomas que poderão ser classificados:

Yin: falta de vitalidade, sonolência, processos crônicos, etc.
   Yang: insônia, reação excessiva, processos agudos, etc.

- O Shiatsu aplica pressão digital ou manual em partes específicas do corpo com o objetivo de aliviar dores, provendo relaxamento e uma sensação de bem estar geral.

- Pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade, aliviando os estados de estresse.

- Não tem efeitos colaterais desde que aplicado corretamente dentro de seus procedimentos técnicos.

- O Shiatsu tem uma abordagem holística, isto é, trata o corpo como um todo, não em segmentos.

- O Shiatsu fortalece o sistema imunológico, melhorando a saúde física e emocional.

Não aplicar o Shiatsu nas seguintes condições clínicas: febre alta, infecções, osteoporose, presença de tumores, estar no primeiro trimestre de gravidez.

A VENTOSATERAPIA tem como base à colocação de uma campânula de vidro ou outras formas de inspiradores semelhantes aos copos de ventosas sobre a pele, após fabricar vácuo pela queima do ar no seu interior, gerando uma sucção no local. É um método não invasivo que pode ser usado para uma ampla variedade de problemas, é de fácil execução e acima de tudo, é eficaz.

O principal objetivo da Ventosaterapia é controlar a corrente sanguínea, tornando-a mais eficiente, fortalecendo os vasos sanguíneos, removendo qualquer tipo de estagnação do corpo, evitando infartos e derrames. Seu efeito relaxante tem relevante aplicação para facilitar movimentos articulares na liberação do Qi, sendo usada também, para combater estresse, gripes e resfriados, pressão alta ou baixa, asma (especialmente em crianças), nevralgias, dores nos ombros, dor de cabeça, lombalgias, etc.

A Ventosaterapia facilita as trocas gasosas e regula o PH sangüíneo, trazendo um efeito reflexo quando aplicada nos pontos de acupuntura. Pode ser utilizada como massagem, e aplicada junto à drenagem linfática combate a celulite.

A aplicação de ventosas no corpo traz um extraordinário benefício, tanto físico como psíquico. Além de tratar doenças é usado para a manutenção do bem estar, mantendo a flexibilidade dos músculos, retirando as adesões e as fibrosidades. A aplicação de ventosas é feita sobre os músculos enrijecidos e acalma também os nervos excitados, revitalizando a energia para superar o estresse e suas enfermidades.

Também pode ser realizada uma massagem com deslizamento utilizando a ventosa, sendo que neste caso a sucção é mais leve. Portanto, nesta situação o risco de hematomas é bem menor. Esta técnica promove um relaxamento muscular rapidamente.

A Ventosaterapia pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade, no entanto, é contra indicada em pouquíssimos casos como em suspeita de hemorragias de qualquer natureza e gestantes acima do sétimo mês.