Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

Além da linha...

 

Dra. Kátia Ricardi de Abreu
Psicoterapeuta
Consultora Organizacional

 

Não é raro ouvir a seguinte pergunta: 
Qual é a sua linha? Que linha você segue?

   Nós psicólogos, para atuar profissionalmente, podemos optar por uma ou mais formação em determinada linha de pensamento, conduta técnica, abordagem terapêutica, teoria da personalidade. Porém, o cliente pode correr o risco de valorizar a técnica ou a linha, como se isso fosse resolver o seu problema.

   Muitas vezes, recebo telefonemas de pessoas querendo saber: você faz regressão? Hipnose? Vidas Passadas? Como condição para marcarem a consulta. É como se elas escolhessem o médico de acordo com o remédio que ele vai receitar, antes de fazer a consulta.

   Não é a linha ou a técnica que cura ou que resolve. A habilidade do profissional em utilizar uma técnica no momento exato dentro do contexto do tratamento é que faz dela uma boa técnica e não a técnica em si. O que leva o cliente a se vincular ao profissional escolhido não deveria ser a linha que ele segue, mas a empatia diante da sua postura e conhecimento. Um bom profissional vai adequar seu trabalho às necessidades do cliente e não o cliente se adequar à linha do profissional.
   Eu não gosto de dizer que sigo uma linha. Gosto de dizer que meu foco principal de atuação é a análise transacional. Porém, trago na minha bagagem experiências de outras abordagens que me fazem ser quem eu sou. Todas as abordagens terapêuticas e suas técnicas são boas dependendo de como são utilizadas pelo profissional. Já ouvi conceitos distorcidos da análise transacional administrada por pessoas que não fizeram a formação em análise transacional para aplicá-la adequadamente. 

   Já ouvi críticas infundadas sobre esta ou aquela abordagem terapêutica, feitas por pessoas que não possuem dados suficientes e aprofundados para dizer o que dizem.

Então, penso que a escolha do profissional deveria estar baseada em dados que estão muito além da linha...