Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

 


Cristiane Zambrano
Fonoaudióloga
CRFª 12.718

 

 

   A Fonoaudiologia brasileira vem se expandindo nas mais diferentes áreas de atuação. A Estética Facial é um assunto moderno e totalmente ligado à uma de suas áreas, que consiste na motricidade oral.

   Motricidade Oral é uma especialidade dentro da fonoaudiologia, que trabalha com os músculos da face, proporcionando adequação das funções estomatognáticas: respiração, sucção, mastigação, deglutição e fonação.

   Por isso, a avaliação fonoaudiológica é tão importante, 
pois relacionamos função e estética.

   Quando falamos em Motricidade Oral, estamos nos referindo aos movimentos sinérgicos que executamos utilizando os órgãos da cavidade oral e quando falamos em fonoaudiologia, nos referimos à comunicação sendo que, o primeiro passo é a expressão facial.
   Geralmente ao falarmos, utilizamos demasiadamente algumas expressões faciais desnecessárias, que podem vir com o tempo a causar sinais e mais tarde, rugas indesejáveis. Podemos dar como exemplo, a pessoa que ao falar, sempre franze a região da glabela (entre as sobrancelhas) ou eleva as sobrancelhas, marcando assim, as linhas na região da testa.

   Outros exemplos são as famosas "papadas" que podem ser trabalhadas através de exercícios isométricos no intuito de fortalecer os músculos dessa região e as rugas ao redor dos lábios, conhecidas como "código de barra", geralmente provocadas pelo excessivo número de repetições de "bicos" que o fumante realiza.

   A Fonoaudiologia Estética tem como objetivo trabalhar a musculatura facial através de relaxamentos musculares, exercícios específicos e orientações diárias para que o paciente tenha conhecimento de suas expressões e hábitos, podendo assim, modificá-los e obter o que tanto procuramos, saúde e beleza.