Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios

Serviços Complementares
 

 

 

 

O consumo de alimentos industrializados no 1º ano de vida

 


Dra. Maria José Pupin Jafelice

Nutricionista Clínica
Personal Diet 

 

   Em recente estudo verificou-se que a introdução de alimentos de baixo valor nutritivo como bolachas, refrigerante, salgadinhos, chocolate e potes de iogurte infantis, é iniciada precocemente nos primeiros 12 meses de vida.


  
Existe uma preferência das crianças pelos alimentos de maior densidade energética como estes citados acima, pois ocorre uma rápida saciedade e a necessidade básica que seria a fome. estaria suprida.

   Este comportamento alimentar compromete o consumo dos alimentos necessários para o desenvolvimento e crescimento destas crianças como arroz feijão, carne, ovos, legumes frutas, leite, pois ainda não há um controle sobre o horário de se ofertar estas guloseimas às crianças
   Normalmente recai sobre os pais ou sobre quem cuida a responsabilidade de oferecer estes alimentos à criança. como a mamadeira com refrigerante ou o saquinho de salgadinho na mão dela.

   Este fato é observado em todas as camadas populacionais porém, nas de nível sócio-econômico menos favorecidas, os alimentos disponíveis geralmente são muito pobres em nutrientes e ricos em gordura, açúcar e sal.

   Observou-se também que a incidência de cáries dentárias entre um ano e um ano e meio, foi elevada e associada à introdução muito precoce do açúcar, refrigerante e doces na alimentação destas crianças.


 clique no nome para acessar o cadastro profissional Dra. Maria José Pupin Jafelice