Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios

Serviços Complementares
 

 

 

 

Reflexologia e os problemas mais comuns nos pés

 


Sérgio Luiz Salles Bueno
Podólogo

 

BOLHAS- Vários motivos levam ao aparecimento delas, que não devem ser furadas. Os mais comuns são: suor, que amolece a pele e a deixa mais sensível ao atrito; desajuste das meias, causando uma fricção irregular entre a meia e pele; tomar banho quente antes de caminhar; utilização de calçados inadequados e não impermeáveis; costuras ou protuberâncias internas do calçado.
CALO- Em geral é formado por uma bolsa serosa (higroma) superficial ou profunda que comprime o nervo causando dor e, às vezes infecção.
VERRUGA PLANTAR- são caracterizadas por tumores epidérmicos de origem virótica, como o HPV, por exemplo, e possuem uma rica rede de vasos sanguíneos trombosados, com pontos negros que podem sangrar ao serem cortados. são contagiosos.
MICOSES - São infecções provocadas por fungos que atingem a pele, unha, mucosa e couro cabeludo. É uma enfermidade que tem grandes possibilidades de transmissão e, quando atinge a unha, é chamada de onicomicose. Representa cerca de 40% das consultas ao podólogo.
PÉ DE ATLETA - Infecção comum que atinge homens e mulheres, em geral adultos, mais conhecida como frieira. É causada por fungos e afeta os vãos dos dedos, devido a umidade.
UNHA ENCRAVADA - Conhecida cientificamente por onicocriptose, é resultante da penetração da unha no tecido do dedo e pode infeccionar e tornar a região granulada. Pode ser de origem genética ou formada por pressão de calçados, meias, ou convexas. Traumatismo também pode provocar o encravamento. É o maior motivo de procura ao podólogo.
RACHADURAS - Ocorrem por diversas razões, desde defeitos ortopédicos até hereditariedade. Contudo, a causa mais freqüente é o uso de calçado aberto, que provoca o ressecamento do pé, além de uso de produtos químicos com os pés descalços.
   

Outra atividade desenvolvida pelos podólogos e que promove conforto, é a chamada REFLEXOLOGIA - MASSAGEM TERAPÊUTICA, que consite em aplicar pressão sobre os pontos específicos dos pés. 

"Ela ajuda a reequilibrar a sola dos pés de pessoas que usam muito salto. 

Quem sofre dores na planta do pé, sem outra explicação, também pode se beneficiar".