Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

Musicoterapia

 


Dra. Nanci Tunes Cáceres Trazzi

Terapeuta Holística no Instituto Delphos de Desenvolvimento Humano
Musicoterapeuta

 

  
Os sons estão em nossas vidas desde o amanhecer até o adormecer. Influenciam nossas emoções e nossas vidas.


  
A música emite vibrações sonoras que se propagam através de ondas e afetam tudo o que está a sua volta.

   Está provado cientificamente que as ondas sonoras sensibilizam os homens provocando nele emoções desde as mais sutis até as mais fortes.

   Alguns sons podem até mesmo destruir nossos chacras.

   A música leva o homem a estados de meditação, contemplação, reflexão, alegria ou tristeza e traz de volta à memória lembranças do passado ou projeções do futuro.


A Musicoterapia é um tratamento simples e natural. 
Suas origens perdem-se no tempo, mas há referências e escritos com a aplicação da música como forma de terapia desde o século V AC., na Grécia e 4. 500 anos AC no Egito.


   Aplica-se a musicoterapia para beneficiar todos os estados mentais, emocionais, físicos ou espirituais.

   A música é uma ferramenta eficaz e prazerosa em vários tipos de tratamentos em que pode ser vinculada tais como: deficiências físicas, distúrbios neurológicos, distúrbios mentais, distúrbios de comportamento, distúrbios do sono, depressão, bloqueios, acompanhando pais e mães no Pré-natal, estimulando bebês, recuperando pacientes com doenças graves, melhorando o processo criativo e relações interpessoais, para acalmar ambientes tumultuados, para estimular a memória, para se obter efeito analgésico e anestésico, etc.


  Não podemos nos esquecer que neste vasto Universo Sonoro existem Mantras Sagrados que cantados e falados produzem certos efeitos no organismo, não só no plano físico, mas no plano mental e espiritual também.


   Nos mantras as sílabas têm uma força mística atuante sobre cada átomo do corpo, tornando-o sonoro.

   A finalidade do mantra é fazer cessar a atividade mental, acionando, assim outros níveis de consciência e percepção, conduzindo o praticante a um estado introspectivo.

   O mantra pode ser compreendido como uma fórmula física poderosa, constituída de sílabas com vibrações psicofísicas dotadas de propriedades energéticas.

   Para aqueles que trilham o caminho do culto interior, a música é essencial para o desenvolvimento espiritual, e, seu poder criativo e curativo já esta sendo investigado e comprovado a séculos.