Profissionais

Clínicas

Academias

Farmácias

Óticas

Produtos e Equipamentos

Laboratórios
 

 

 

 

 




Dr. João Francisco dos Santos Filho
 
biomédico

 

   

   O que é Acupuntura?

   Acupuntura é uma técnica milenar, de origem chinesa, na qual um certo número de agulhas são aplicadas na pele, em pontos específicos do corpo humano situados em canais nos quais circula a energia, com o objetivo de prevenir e corrigir os desequilíbrios energéticos que estão provocando disfunções físicas e emocionais.

   Existe Acupuntura que não usa Agulhas?

   Sim. Na Acupuntura Auricular podemos substituir as agulhas que são descartáveis, por sementes, esferas de ouro, esferas de prata e, a estimulação dos pontos quando necessária, fazemos utilizando o Lazer.

   Na Acupuntura Corporal podemos substituir as agulhas pela utilização de:
Laser: que irá estimular os pontos dos Meridianos através da emissão de radiação de calor (energia) sendo um método totalmente indolor e asséptico possibilitando assim, também o tratamento em crianças e em pacientes sensíveis à dor.
Eletro-Magnética: é também um método indolor e asséptico onde há a transformação da energia eletro-magnética em mecânica com emissão de vibrações sobre os pontos; sendo outra opção para as pessoas que apresentam medo por agulhas e ou são muito sensíveis a quaisquer estímulo doloroso.

   Como age?

   A Acupuntura atua no potencial elétrico do corpo pela estimulação do fluxo de energia bioelétrica, permitindo que o corpo se equilibre e cure a si mesmo. 

   A energia bioelétrica circula ao longo dos meridianos espalhados ao longo do corpo, cada um dos quais identificados e relacionados a um órgão, incluindo pulmões, rins, estômago, baço, coração, etc. No lugar em que ela é bloqueada ou fica estagnada pode ocorrer doença ou dano à saúde. 

  Através de uma avaliação o terapeuta localiza com precisão os pontos de menor resistência e trata-os de acordo com seus sintomas ou "padrão de desarmonia".

   O que é Fitoterapia?

   
   Fitoterapia é o tratamento realizado com preparados de Ervas Medicinais através de fórmulas Magistrais, principalmente de origem Chinesa, comprovadas pelo seu uso milenar.

   O que é Shiátsu?

   
   Do Shi (dedo) Tsu (depressão) - através da digito-pressão nos Meridianos do corpo, buscamos o re-equilíbrio energético corporal tendo efeito sinérgico e complementar no Tratamento Alternativo.

   Como é a avaliação?

   
   Fundamenta-se na premissa de que as alterações energética no interior do organismo humano sempre se exteriorizam. Essas alterações energéticas são identificadas principalmente através da:
- observação do paciente-coloração da tez, expressão verbal, seu estado emocional, etc.
- levantamento das queixas;
- aspecto da língua;
- palpação dos pulsos, pontos e meridianos de acupuntura;
- análise do biótipo energético;
- check-up bionergético;
- check-up bionergético (Método Ryodoraku).

   Qual a origem das disfunções?

   
   As disfunções tem origem nos desequilíbrios da energia humana. Causados principalmente por:
- deficiência de energia ancestral;
- fatores naturais (vento, frio, calor, umidade, etc.);
- fatores internos (oriundos de emoções e sentimentos reprimidos);
- fatores mistos (alimentação, fadiga, estresse, drogas, bebidas, etc.).

   Campo de Atuação

   
   A Acupuntura atua em quase todas as disfunções. É a terapia perfeita para a prevenção, para o que não aparece nos exames, para tratamento da dor, desequilíbrios hormonais, retardar o envelhecimento, dependência química e tudo que for relacionado à tensão e ao estresse.

   Tratamentos Oferecidos

 

Síndromes dolorosas: Cefaléias, enxaquecas, dores agudas ou crônicas de origem reumática, lombalgia (coluna), nevralgia (ciática, trigêmeo, intercostais), dores traumáticas (contusões, distensões), etc
Disfunções do aparelho Genital: TPM, cólicas, irregularidade menstrual, cistite, incontinência urinária, prostatite, impotência masculina, ejaculação precoce, frigidez, cisto ovariano, mioma, infertilidade, menopausa e andropausa.
Problemas relacionados a Vícios e Dependência: do cigarro, do álcool e das drogas.
Desequilíbrios Respiratórios: asma, bronquite, alergias, sinusite, etc.
Problemas do Aparelho Digestivo: úlceras, gastrites, enjôos, diarréia, hemorróidas, prisão do ventre, vesícula biliar preguiçosa, diabetes e outros.
Disfunções psicossomáticas: depressão leve e moderada, ansiedade, estresse, obesidade, hipertensão, insônia, irritabilidade, medos, fobias, nervosismo, preocupações, tristeza e melancolia, fibromialgia.
Desequilíbrios do Sistema Nervoso: LER, seqüelas de AVC, Cãibras, mal de Alzheimer, paralisia facial, etc.

   Freqüência e duração da terapia

   
   A freqüência normal é de uma a duas sessões por semana até a correção da disfunção. Como medida preventiva costuma-se sugerir um retorno a cada vinte dias a um mês para reequilibrar o sistema. A duração do tratamento depende da gravidade da disfunção e do tempo em que ela está instalada.

   Embasamento científico

   
   Segundo pesquisas desenvolvidas na Universidade da Califórnia (EUA), os pontos de acupuntura tem conexão com o córtex, parte do cérebro que toma as decisões e controla os órgãos. Essa camada do cérebro é capaz de acionar uma verdadeira indústria farmacêutica interna, estimulando a produção de anticorpos, hormônios, substâncias anti-inflamatórias, endorfinas, etc. Atestando que a terapia chinesa aciona, sem remédios ou bisturi, importantes mecanismos internos de auto cura.